O que procura a agência?

O mercado publicitário, televisivo, artístico, entre outros, tem exigências muito próprias. O objectivo de cada agência é satisfazer ao máximo essas necessidades para que os clientes não procurem outra agência. Assim, como diz Ana Borges, “ter modelos bonitos não chega.” É necessário ter uma grande variadade de pessoas desde o nórdico clássico loiro “que tem sempre trabalho”, aos traços exóticos e mais latinos de um típico português.

O objectivo da agência é encontrar o maior número de pessoas com um perfil adequado à grande maioria dos trabalhos. Estes, geralmente, caracterizam-se por possuir “um rosto bonito, equilibrado e simétrico”, o protótipo daquilo com que as pessoas regularmente identificam por ser o belo, o perfeito. 

Ana Borges, confessa também que “em Portugal, não há muito mercado para negros e os rostos estranhos ou exóticos têm o seu prazo.” A agência tem de procurar obter um maior número possível de agenciados versáteis, e essa capacidade de ser apropriado para qualquer trabalho continua a pertencer, fundamentalmente, ao mercado nórdico e estilizado: “o cliché das loiras mantém-se: as loiras trabalham sempre, afirma a directora.” Este é um dos motivos porque Portugal tem de importar vários modelos para preencher as lacunas da sua oferta.

Outra característica predominante é a supremacia do sexo feminino: “há mais pedidos de trabalho para mulheres do que para homens.”

Entre as diversas características que se tem de possuir para se ser um modelo, as restrições colocadas à partida, a necessidade de se adequar ao padrão estabelecido e a vontade e o gosto por esta profissão, não poderiam ser muitos os que acedem a esta carreira. Ficam os conselhos dos especialistas e a opinião de alguns jovens modelos, para quem queira entrar nos interestícios da moda, ou para quem seja apenas curioso:

Veja qual a opinião dos jovens modelos relativamente a toda a complexidade desta profissão. O que têm eles a dizer?

Veja os conselhos deixados relativamente aos cuidados a ter com o corpo.

Veja o clip multimédia da entrevista com o director da Karacter models.

8 Comentários

  1. quero muito ser modelo ou até, mesmo trabalhar no meio artistico
    sei q tenho .muita capacidade de conseguir esse meu objetivo
    todos dizem que tenho jeito para ser

    mais gostaria da opinião de uma profissional

    obrigado espero uma resposta

  2. quero muito ser modelo ou até, mesmo trabalhar no meio artistico
    sei q tenho .muita capacidade de conseguir esse meu objetivo
    todos dizem que tenho jeito para ser

    mais gostaria da opinião de uma profissional

    obrigado espero uma resposta meu contacto é 965831403

  3. Oi!!!
    Eu me chamo lilian e tenho 13 anos.
    Eu me acho uma pessoa forte em relação a moda.
    Sou negra,tenho 1,77 de altura,66k,calço 40,tenho labios grossos,cabelos pretos e curtos,olhos escuros…me acho forte,pois uma menina de 13 anos com todo esse perfil e raro!!!
    Sempre quiz entrar no mundo da moda,desde pequena não e so adulto que tem suas metas nos adolescentes tambem temos as nossas,e a minha meta e essa de ser modelo fotografica,somente com roupas,calças,meia calça coisas que não me mostre demais.
    Não gosto de mim espor.
    Espero uma resposta!

  4. minha amiga é o que vcs procuram eu acho, como posso entrar em contato com vcs?

  5. Estou com uma duvida horrivel…se quero ou nao seguir carreira de modelo,ja recusei varias propostas de lojas e saloes de beleza ,recusei porque tenho medo de nao aguentar a prsao que essa carreira exerce sobre as modelos, e tambem acho que sou magra ate de mais… pois tenho 1,75m e peso 53kg,acho que modelo tem que ser magra mais nao tanto assim …aff duvida cruel…

  6. Sou a Ana e tenho 15 anos, gostava mesmo muito de entrar para o mundo da moda, mas tenho medo de nao ter os requerimentos pressisos. e ainda por cima moro nos açores. nao á muitas possibilidades já que cá não é muito comum .

  7. eu gostaria de saber se eu sirvo pra ser modelo fotografica pois tenho 1,60 e peso 46 kg e tenho 14 anos espero que vcs entrem em contato pois quero muito saber !!!!!!

  8. ola.
    Chamo-me Priscila e sou portuguesa.
    Adoro as minha fotos principalmente quando é apenas cara, por isso decidi tentar o meu mundo na moda que penso ser o sonho de qual quer adolescente.
    Tenho 15 anos mas tenho a noçao de que nao tenho a altura desejada mas vale sempre apena tentar pelo sonho.Penso ter caracteristicas da modelo exotica.
    Adoraria ser modelo fotografica todo esse mundo me fascina desde o antes ao depois, dos bastidores às fotos.
    Gostaria de ter uma oportinidade.
    aguardo resposta
    muito obrigada


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.